O secador de ar comprimido é dividido em duas tecnologias: por refrigeração ou por adsorção. O secador de ar comprimido por adsorção é adequado em aplicações em que a exigência do ponto de orvalho pode variar de -20º C a -70º C. Já os secadores de ar por refrigeração são adequados em que a exigência do ponto de orvalho pode variar de +3º C a +10º C.
Este componente é projetado para eliminar toda a umidade presente no ar comprimido, de acordo com a classe da qualidade determinada na norma ISO 8573-1, para cada aplicação.
Secador de ar comprimido: Conheça sua função
Você já ouviu falar sobre secador de ar comprimido? Saiba que trata-se de um equipamento que aspira e reduz significativamente o teor de umidade do ar ambiente. Na fabricação, os secadores de ar tem como principal objetivo tornar o ar mais higiênico e propício para os trabalhadores e produtos. O processo de secagem depende do tipo do secador, que pode funcionar por refrigeração, adsorção, entre outros.
Esse secador elimina a água deixando o ar mais seco, e pode ser utilizado em diferentes equipamentos industriais. Caso o secador não seja utilizado, a umidade será absorvida, o que acaba prejudicando o desempenho dos equipamentos, gerando problemas que poderiam ser evitados.
Tipos de secadores de ar comprimido
No mercado, é possível encontrar secadores de ar comprimido de diferentes marcas e tipos, mas quando falamos em modelos, podemos dizer que eles são divididos em duas categorias, são eles:
Unidades de secagem refrigeradas:
- Ciclismo
- Não ciclismo
O secador refrigerado é o tipo mais popular, funcionando de maneira semelhante aos refrigeradores domésticos, na medida em que é empregado um processo de resfriamento que evita a umidade. A principal diferença entre eles é que os objetos ou elementos que são mantidos na geladeira doméstica esfria e conserva os alimentos e bebidas perecíveis, já um secador de ar refrigerado mantém a qualidade do ar nas fábricas.
Em um secador refrigerado, o ar comprimido é resfriado a cerca de 35 graus Fahrenheit. Depois que o ar passa pela válvula de entrada, a umidade é retirada e drenada, e o ar seco é aquecido novamente pelo ar que entra. No final de cada ciclo, o ar comprimido enviado tem um ponto de orvalho na faixa de 35 a 40 graus Fahrenheit.
Portanto, podemos dizer que o processo do secador refrigerado cria um ambiente de trabalho muito mais higiênico e também é muito mais propício para a fabricação de diferentes componentes.
Unidades de secagem dessecante:
- Heatless
- Aquecido – interno ou externo
Os secadores de agentes dessecantes servem para secar o ar comprimido e empregam um processo conhecido como adsorção, que é diferente da absorção. A diferença pode ser descrita da seguinte maneira:
- Adsorção: A umidade se liga ao dessecante sem ser dissolvida;
- Absorção: É absorvida por um agente secante.
Quando falamos dos secadores dessecante, nos referimos não apenas a um tipo de secador, mas a uma categoria selecionada de secadores que são alternadamente chamados de secadores de adsorção e secadores regenerativos.
Geralmente, um secador dessecante funciona da seguinte maneira:
- O ar comprimido é enviado através de um recipiente que contém um par de torres, onde são preenchidas com um agente de secagem;
- O agente de secagem aspira a umidade do ar comprimido através do processo de adsorção. Enquanto isso o agente dessecante fica saturado;
- O processo de secagem passa de uma torre para a outra e o ar comprimido no sistema seca o material dessecante.
Onde encontrar o melhor secador de ar comprimido?
Conte com a Jotaflex e garanta os melhores produtos para seu negócio. A companhia é líder no mercado de tratamento de ar comprimido com foco na eficiência energética, e além disso, possui uma equipe qualificada e apta a identificar as melhores soluções para a sua necessidade.
Entre em contato agora mesmo e tire suas dúvidas!