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VÁLVULA DE FREIO HIDRÁULICO PARA VEÍCULOS
Todos os veículos possuem algum tipo de sistema de freios, para que possam reduzir a velocidade e parar, e para permanecerem estacionados. O tipo de sistema de freios mais indicado a cada veículo depende do uso a que cada veículo se destina.
Em veículos fora de estrada ou de construção, por exemplo, é comum existirem sistemas de freios de serviço, freios de emergência e freios de estacionamento. Costumam ser montados de forma redundante, para garantir a frenagem mesmo em caso de falha em um dos sistemas. E cada sistema de freios tem suas características próprias. Devido às forças necessárias para seus acionamentos, o uso da hidráulica é recomendado.
Freios de serviço operam normalmente quando o veículo está em movimento, mas em caso de falha ou em situações inesperadas, o freio de emergência pode se tornar necessário. E quando o veículo deve permanecer parado por períodos mais prolongados, utiliza-se o freio de estacionamento. Cada um desses tipos requer uma válvula de freio hidráulico específica.
Por sua capacidade de frenagem e eficiência, os freios a disco são utilizados na maioria dos veículos. Estes requerem que uma força seja exercida sobre pistões, que por sua vez comprimem pastilhas de atrito contra um disco rotativo, reduzindo gradualmente a velocidade de forma controlada.
Sistemas de freio a disco que funcionam por aplicação da força por mola e liberação por ação hidráulica podem executar as funções de serviço, emergência e estacionamento, requerendo menos componentes se comparados a circuitos convencionais de freio por acionamento hidráulico.
Neste tipo de sistema, para que o veículo possa se movimentar, o circuito hidráulico libera o freio, e em caso de alguma falha, a ação da mola faz a frenagem. Entretanto, estes sistemas requerem circuitos de controle específicos.
Os circuitos de controle incorporam tipos diferentes de válvula de freio hidráulico, de forma a desempenhar cada uma das funções previstas.
A principal válvula de freio hidráulico é a que regula de forma modulada a liberação da pressão hidráulica, permitindo que a força da mola pressione as pastilhas e freando o veículo, de forma gradual e controlada.
Em caso de falha ou vazamento neste circuito hidráulico, a diminuição da pressão pode iniciar a frenagem involuntária ou descontrolada. Para se evitar este problema, é comum a instalação no circuito de um ou mais acumuladores de pressão, para suprir o sistema pelo período necessário para a frenagem controlada, até a parada do veículo. Nesta configuração, a válvula de freio hidráulico utilizada é a de carga de acumuladores. Esta permite que, durante a operação normal do sistema, os acumuladores permaneçam carregados, prontos para uso a qualquer instante. Em caso de falha no circuito ou em algum componente, esta reserva é liberada gradualmente, freando o veículo de forma segura.
FRENAGEM DE EMERGÊNCIA
Para frenagem de emergência, é necessária a liberação rápida da pressão, permitindo que o fluido presente no circuito do freio escoe rapidamente para tanque, e realizando a frenagem, mesmo com a presença de acumuladores no circuito. Neste caso, uma válvula de freio hidráulico do tipo solenoide, com duas posições, realiza esta liberação rápida da pressão.
FREIO DE ESTACIONAMENTO
A função de freio de estacionamento também pode ser executada com a utilização de uma válvula de freio hidráulico do tipo solenoide, com duas posições. Esta pode ser incorporada no circuito de tal maneira que, quando acionada, a pressão do sistema de freio é aliviada, forçando o freio a agir.
A Jotaflex dispõe, em sua linha de produtos, de todos os modelos de válvula de freio hidráulico para atender às mais variadas aplicações.