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NO QUE CONSISTE A TRAÇÃO HIDROSTÁTICA
A tração hidrostática consiste de uma bomba de vazão variável e pelo menos um motor de vazão fixa ou variável, operando conjuntamente em um circuito fechado, para propiciar um movimento. Num circuito fechado, o fluido saindo do motor escoa diretamente para a sucção da bomba, sem retornar ao reservatório.
Além de ser variável, a saída da bomba da tração hidrostática pode ser revertida, de forma que tanto o sentido de rotação quanto a velocidade da rotação do motor são controlados pela bomba. Isto elimina a necessidade de válvulas de controle direcional e de vazão (velocidade) no circuito da tração hidrostática.
Uma vez que a bomba e o motor vazam internamente, o que permite que fluido escape do circuito fechado e seja drenado para o reservatório, é utilizada uma bomba de deslocamento fixo, chamada de bomba de carga, para garantir que o circuito fechado permaneça preenchido de fluido durante a operação normal. A bomba de carga é normalmente instalada na traseira da bomba do sistema de tração, e tem uma vazão de cerca de 20% / 30% da vazão da bomba da tração hidrostática.
CIRCUITO DE PRESSÃO DE CARGA
Na prática, a bomba de carga não apenas mantém o circuito fechado cheio de fluido, mas também pressuriza este circuito entre 10 e 30 bar, dependendo do fabricante da tração hidrostática. Um circuito simples de pressão de carga inclui a bomba de carga, uma válvula de alívio e duas válvulas de retenção, através das quais a bomba de carga pode preencher o circuito fechado da tração hidrostática. Uma vez que o circuito fechado atinge a pressão de carga, a vazão da bomba de carga escoa pela válvula de alívio, através da carcaça da bomba ou do motor, ou ambos, e retorna para o reservatório.
Com esta configuração, o circuito fechado dessa tração hidrostática ainda pode sofrer aquecimento ou acumular contaminação por desgastes, já que os vazamentos internos da bomba e motor tendem a ser pequenos. Por este motivo é necessário incorporar ainda uma válvula de intercâmbio e preenchimento, que permite que uma fração do fluido no circuito fechado seja direcionado para o reservatório, passando por filtros e trocadores de calor. Esta válvula é normalmente regulada a uma pressão menor que a da bomba de carga, e desvia parte da vazão de retorno, que está na pressão da bomba de carga, para resfriar e ser filtrada.