Galeria
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSMIÇÃO HIDROSTÁTICA
Sistema de transmissão hidrostática é utilizado em equipamentos para a movimentação de materiais, nivelamento, preparo e compactação do solo e operações de plantio, pulverização e colheitas agrícolas. A maioria das novas máquinas e equipamentos produzidos atualmente é equipada com este tipo de sistema.
Porém, muitos consumidores desconhecem o diferencial técnico do sistema de transmissão hidrostática comparado com um sistema de transmissão mecânica.
Resumidamente, este se caracteriza por possuir bombas de fluxo variável que alimentam motores hidráulicos responsáveis pelos movimentos da máquina ou equipamento.
AS VANTAGENS DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO HIDROSTÁTICA
Uma das vantagens da aplicação deste sistema é o baixo número de partes móveis e de desgaste, o que facilita a instalação e montagem do equipamento, bem como auxilia na redução do custo operacional e de manutenção. Há também a eliminação de componentes mecânicos tais como o diferencial ou outro dispositivo mecânico, pois a compensação das velocidades das rodas do equipamento quando em situação de curvas é efetuada de forma hidrostática e automaticamente.
A operação de uma máquina com sistema de transmissão hidrostática é facilitada, oferecendo mais conforto e menor nível de ruído, tornando-a de maior produtividade a menor custo de operação, menos desgastes mecânicos e consequentemente queda nos custos de manutenção, e redução do consumo de combustível.
Quando em terreno acidentado ou com baixa resistência, tais como canteiros de obra ou várias aplicações ligadas à agricultura entre outros, o sistema de transmissão hidrostática proporciona um melhor controle da distribuição de torque nas rodas, evitando a patinagem.
Existe ainda a possibilidade de o sistema de transmissão hidrostática ser controlado eletronicamente, conjuntamente com o motor diesel que equipa a máquina, o que o torna ainda mais versátil e eficaz, pois permite um mais perfeito sincronismo entre os vários componentes da máquina e o sistema de tração, e redução no consumo de combustível, uma vez que pode-se projetar o sistema para que o motor diesel trabalhe na condição de menor consumo de combustível. Isto também facilita o emprego em assistência hidrostática para um equipamento rebocado ou com transmissão mecânica, fazendo com que não haja diferença de velocidade entre as partes mecânica e hidrostática do equipamento.