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A JOTAFLEX REALIZA MANUTENÇÃO DE CILINDROS PNEUMÁTICOS E HIDRÁULICOS
Durante a manutenção de cilindros pneumáticos deve-se considerar as condições da haste e do interno da camisa. Quando a camisa e a haste estão em boas condições, sem apresentar desgastes, é possível realizar apenas a substituição das vedações internas.
PRINCIPAIS FATORES QUE PODEM GERAR DESGATES DOS CILINDROS CONSIDERADOS PARA MINIMIZAR A MANUTENÇÃO DE CILINDROS PNEUMÁTICOS:
- Montagem: durante a fabricação ou manutenção de cilindros pneumáticos deve-se tomar cuidados com a limpeza, proteger as vedações contra pequenos cortes e deformações e lubrificar corretamente.
- Instalação: ao instalar o cilindro na máquina, deve-se ter atenção com a limpeza das conexões e utilizar ferramentas corretas.
- Fluido: ar é muito importante que este esteja nas condições de trabalho (qualidade do ar comprimido) indicadas pelo fabricante do cilindro e da máquina.
- Contaminação sólida do sistema pneumático é o grande responsável pelos danos nas vedações. A contaminação pode ocorrer por fatores internos fluido ou desgaste de componentes ou por fatores externos como poeira, terra, limalha que passem os raspadores e entrem no cilindro.
A contaminação sólida pode ser notada durante a manutenção de cilindros pneumáticos por presença de riscos na haste e na superfície interna da camisa.
A maior parte da contaminação externa é provido no sistema através da haste durante a compressão do pistão, a instalação de raspadores adequados é a solução para evitar ou minimizar isto. Já no caso da contaminação interna, a melhor maneira de se tratar é com a utilização de filtros corretamente dimensionados.
- Temperatura: a alta temperatura acelera o processo de cura das vedações, gerando degradação do material, que pode ser notado por endurecimento destas, ou através do brilho que surge como sequela. O resultado é a diminuição da eficiência das vedações que causará necessidade da manutenção de cilindros pneumáticos. A origem da temperatura elevada pode ser por abrasão ou atrito dinâmico, por fontes externas próximas, por algum componente com defeito ou por mal dimensionamento do circuito.
- Presença de água: a presença de água no circuito gerará oxidação nos componentes metálicos e consequentemente gerará a presença contaminação sólida, estes particulados causaram danos nas vedações, haste e camisa do cilindro. A água pode ser introduzida no sistema principalmente pelo compressor, por este motivo é necessário um estudo correto não apenas do circuito mas também no ambiente, sendo necessário a instalação de filtros e/ou secadores após o compressor.
Para uma manutenção de cilindros pneumáticos de ótima qualidade, entre em contato com a Jotaflex.