Galeria
A Jotaflex realiza manutenção de bomba hidráulica de engrenagens, de palhetas e de pistões radiais e axiais.
A manutenção de bomba hidráulica DE ENGRENAGENS
Na manutenção de bomba hidráulica de engrenagens é comum a reposição das vedações.
Durante a manutenção, são verificadas o estado do par de engrenagens, dos eixos, rolamentos, desgaste das placas, que fazem o fechamento e proporcionam o rendimento hidráulico da bomba.
A placas de desgaste, normalmente fabricadas em bronze, se apresentarem pequenos desgastes podem se lapidas as suas faces. Com desgastes mais marcantes, como riscos profundos em suas superfícies de contato, há a necessidade de reposição.
A MANUTENÇÃO DE BOMBA HIDRÁUTICA DE PALHETAS
A Jotaflex realiza também a manutenção de bomba hidráulica de palhetas.
Como visto anteriormente nas bombas de engrenagens, quando realizada manutenção de bomba hidráulica de palhetas é comum a substituição das vedações.
São verificas as condições do conjunto rotativo, onde estão o eixo, os rolamentos, o anel elíptico e o bloco e o conjunto de palhetas.
Se o defeito estiver apenas no eixo, é possível substituí-lo. Porém, se o dano está nos rolamentos, é possível que as partículas que se desprendem danifiquem os demais componentes do conjunto rotativo, podendo inutilizá-lo completamente. Neste caso será necessário a troca do conjunto rotativo completo.
As placas de encosto são avaliadas e podem ser lapidadas se estiverem apenas com leves desgastes. Danos mais graves, como riscos profundos nas faces, exigem sua troca.
A MANUTENÇÃO DE BOMBAS HIDRÁULICAS DE PISTÕES RADIAIS E AXIAIS
A Jotaflex é a empresa autorizada e treinada no Brasil para realizar a manutenção de bomba hidráulica de pistões radiais e axiais, de nossas representadas Poclain Hydraulics e Linde Hydraulics, trabalhamos sempre com peças de reposição originais fornecidas por estas.
Assim como nas bombas anteriores, recomenda-se manutenção de bomba hidráulica de pistões a substituição das vedações.
São verificados todos os componentes, desde o conjunto rotativo (composto pelo eixo, rolamentos, bloco de pistões, pistões, placa de apoio e bloco de distribuição) o mecanismo de controle de vazão (composto por mancais, placa oscilante e servo pistões) e a bomba de carga.
Após a manutenção, com utilização de componentes originais e de qualidade e mão de obra qualificada, a bomba volta a possuir seus rendimentos originais.
Sempre devemos lembrar que o uso de óleo hidráulico correto, conforme especificação do fabricante, de boa qualidade e associado a filtragem adequada, pode reduzir a necessidade de manutenção de bomba hidráulica, diminuindo o tempo de máquina parada e custo de manutenção.