Galeria
FUNCIONAMENTO DO GERADOR DE GÁS NITROGÊNIO
O princípio de funcionamento do gerador de gás nitrogênio é baseado na separação de moléculas de Nitrogênio existente no ar atmosférico.
O sistema é composto de compressor de ar, pré-filtro, secador de ar e pós filtro, que abastece a unidade geradora, proporcionando o gás Nitrogênio na vazão, pressão e pureza adequadas para sua aplicação.
O ar comprimido ao passar pela unidade geradora, tem seus gases separados, devido a dimensão das moléculas, direcionando o gás nitrogênio ao ponto de uso e descartando os outros gases.
TECNOLOGIAS EXISTENTES PARA O GERADOR DE GÁS NITROGÊNIO
É possível produzir gás nitrogênio através do ar comprimido utilizando a tecnologia PSA – pressure swing adsorption ou Peneira molecular de Carbono (CMS), tendo como sua principal característica a pureza do gás nitrogênio.
Os equipamentos com tecnologia PSA Parker, podem gerar o gás N² com até 99,999% de pureza.
A outra tecnologia disponível para geração de N² através do ar comprimido, é o gerador de gás nitrogênio de membranas de fibra oca, que tem como característica principal a geração de gás N² com purezas que variam de 95 a 98%, para aplicações onde não seja necessário gás nitrogênio de alta pureza.
O gerador de gás nitrogênio está presente nas mais variadas aplicações, desde o mercado alimentício ao aeroespacial. Suas aplicações vão da simples modificação de atmosfera e inertização de espaços onde não é permitida a presença de Oxigênio, sendo estes preenchidos de gás nitrogênio.
VANTAGENS DA GERAÇÃO DE GÁS NITROGÊNIO
O gerador de gás nitrogênio proporciona independência das empresas fornecedoras de gás, pois ao adquiri-lo, o usuário não estará vinculado a contratos de fornecimento, que normalmente contem cláusulas de consumo mínimo, bem como a variação dos preços de mercado, pois o N2 é uma comodite.
Outra vantagem proporcionada pelo gerador de gás nitrogênio, é o preço do gás gerado, pois seu principal insumo é o ar comprimido, ou seja a energia elétrica consumida na geração de ar comprimido pelo compressor.
A manutenção do sistema de geração, basicamente se restringe à troca dos elementos filtrantes e revisão nos secadores, pois os principais componentes do sistema (Membranas de Fibra Oca e a Peneira Molecular de Carbono) tem como características principais a durabilidade e a eficiência. Quando a manutenção destes itens são feitas regularmente, o gerador de gás nitrogênio pode ter uma vida útil de mais de 10 anos, independentemente da tecnologia utilizada.