Galeria
A IMPORTÂNCIA E AS APLICAÇÕES DO ELEMENTO FILTRANTE PARA FILTRO COALESCENTE
O elemento filtrante para filtro coalescente tem como funções, a retenção de aerosóis de água, óleo e partículas sólidas existentes no ar comprimido.
Geralmente são instalados logo após o compressor de ar e podem ser utilizados como pré-filtro (quando instalado antes de um secador de ar), para aumentar a vida útil e a eficiência do secador de ar, seja ele por refrigeração ou por adsorção; e pós-filtro (quando instalado após o secador de ar).
O elemento filtrante para filtro coalescente é o mais importante e completo item no tratamento do ar comprimido, pois retém a maior parte dos contaminantes existentes, em vários vários graus de filtração, de acordo com a norma ISO 8573-1:2001.
O elemento filtrante para filtro coalescente pode reter aerosóis de água, óleo e particulados, porém, caso não seja precedido de separador de água, pode reter também a água na forma líquida. É recomendada a utilização do separador de água, caso o ambiente onde se encontra o compressor, apresentar grande umidade e o ar comprimido gerado contenha grande concentração de água, sobrecarregando assim o elemento filtrante para filtro coalescente e o secador de ar.
Nos casos em que a exigência de qualidade do ar comprimido é alta, como nas indústrias alimentícias, farmacêuticas e pinturas automotivas, se faz necessário após a geração de ar pelo compressor, o uso de filtros separadores de água; filtros coalescentes com capacidade de retenção de partículas maiores que 1 mícron como pré-filtro para secadores; secadores de ar por refrigeração ou adsorção; pós-filtragem com filtro coalescente com capacidade de retenção de partículas maiores que 0,01 mícron e ainda filtros para remoção de vapor e odor de óleo (com elementos de carvão ativado) e particulados secos (residuais de sílica contidas nos secadores por adsorção).
A ESCOLHA DO ELEMENTO FILTRANTE PARA FILTRO COALESCENTE
A escolha do elemento filtrante para filtro coalescente adequado para sua aplicação, depende dos fatores acima descritos e da real necessidade da aplicação, pois uma vez dimensionado e instalado corretamente teremos ar comprimido com a qualidade desejada.
Após instalado corretamente e usado durante um período (normalmente definido pelo fabricante ou por sensores de saturação), o elemento filtrante para filtro coalescente deverá ser trocado, obedecendo os procedimentos corretos, para que o conjunto (carcaça mais elemento filtrante) mantenham sua performance e eficiência.