Galeria
ÚNICO SERVICE CENTRE HOMOLOGADO E AUTORIZADO EM MANUTENÇÃO EM CALIBRAÇÃO DE CONTADOR DE PARTÍCULAS NO BRASIL
A Jotaflex é o Service Centre autorizado e homologado, de forma exclusiva pela Parker em território nacional, a executar manutenção e calibração de contador de partículas. Estamos homologados a realizar calibração e manuntenção nos equipamentos: LCM20, IcountPD, IcountBS, IcountOS entre outros.
Mantemos estoque rotativo de peças e materiais de consumo, atuando como extensão do fabricante através dos procedimentos e metodologias por ele fornecidas e seguindo todas as normas pertinentes.
NECESSIDADE DE CALIBRAÇÃO DE CONTADOR DE PARTÍCULAS
Todos os instrumentos de medição devem ser calibrados periodicamente a fim de manter sua precisão e exatidão originais. Uma adequada periodicidade de calibrações garantirá a confiabilidade dos resultados obtidos, possibilitando maior segurança no monitoramento ou tomada de decisão do usuário.
PERIODICIDADE DE CALIBRAÇÃO DE CONTADOR DE PARTÍCULAS
É recomentado a periodicidade mínima de 12 meses para a calibração de contador de partículas.
Alguns fatores devem ser considerados para uma adequada definição de periodicidade, tais como: período diário em funcionamento, quantidade e treinamento dos usuários.
Instrumentos que monitoram sistemas de alta complexidade, podem requerer intervalos de calibração menores, a serem definidos pelo proprietário.
Havendo necessidade de substituição ou manutenção dos componentes do circuito hidráulico e eletrônico destes instrumentos, uma nova calibração se fará necessária.
CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE CALIBRAÇÃO DE CONTADOR DE PARTÍCULAS
Estudos comprovam que 80% dos problemas em circuitos oleohidráulicos são causados pela contaminação do fluido, logo, um adequado monitoramento do nível desta contaminação é imprescindível para a programação da manutenção preventiva do circuito.
Peças eletromecânicas sofrem desgastes naturais durante toda a vida útil do instrumento, ocasionando perda de sensibilidade dos componentes críticos e inconsistência nos resultados, além do acúmulo de resíduos e necessidade de lubrificação para evitar o desgaste prematuro de todo o circuito.
Uma necessidade de manutenção corretiva devido ao monitoramento inadequado da contaminação do circuito oleohidráulico implicará na interrupção do processo e, consequentemente, na perda de tempo produtivo e eventualmente custos desnecessários.
Após a calibração, a Jotaflex emite um certificado em conformidade com a norma NBR ISO/IEC 17025:2005 (norma para calibrações e ensaios), evidenciando que o instrumento está em perfeitas condições de funcionamento.
Ao se submeter a auditorias, internas ou externas, este certificado poderá ser solicitado ao usuário do instrumento, devendo estar com a calibração dentro do prazo de validade definido.
PROCEDIMENTO DE CALIBRAÇÃO DE CONTADOR DE PARTÍCULAS
Os métodos e instrumentos utilizados no laboratório da Jotaflex seguem os princípios da International Organization for Standardization.
Abaixo as normas em que se baseiam o nosso procedimento de calibração de contador de partículas:
- ISO 4406:1999 (Hydraulic fluid power -Fluids -Method for coding the level of contamination by solid particles).
Capacidade, contagem e relatório do tamanho de partículas.
- ISO 4402:1991 (Hydraulic fluid power -Calibration of automatic-count instruments for particles suspended in liquids -Method using classified AC Fine Test Dust contaminant).
Método de calibração de contadores automáticos de partículas em líquidos, utilizando pó fino de teste AC – ACFTD.
- ISO 11171:2010 (Hydraulic fluid power -Calibration of automatic particle counters for liquids).
Método de calibração de contadores automáticos de partículas em líquidos, utilizando pó médio de teste – MTD.
- ISO 11943:1999 (Hydraulic fluid power -On-line automatic particle-counting systems for liquids -Methods of calibration and validation).
Calibração e processo de validação.